10 Curiosidades sobre o Fusca – O Carro que Já foi o mais vendido no Mundo

O Fusca é um dos carros mais icônicos da história automotiva, conhecido e amado por gerações. Embora muitos saibam que ele foi idealizado por Ferdinand Porsche e encomendado por Adolf Hitler para ser o “carro do povo” (Volkswagen em alemão), há diversas curiosidades sobre esse simpático automóvel que são menos conhecidas. Nesse artigo vamos explorar 10 Curiosidades sobre o Fusca – O Carro que Já foi o mais vendido no Mundo:

VW Fusca 94: Comercial de Relançamento no Brasil

1. O Fusca já foi o carro mais vendido do mundo

10 Curiosidades sobre o Fusca: O fusca já foi o carro mais vendido do mundo
Propaganda Antiga Vw Fusca

O Fusca quebrou o recorde de vendas que pertencia ao Ford Modelo T, quando em 1972, alcançou a marca de 15 milhões de unidades vendidas. Ele continuou a ser produzido por várias décadas, chegando a impressionantes 21 milhões de unidades até sua última fabricação oficial no México, em 2003.

Veja também: Os carros mais vendidos em 2024

2. O nome “Fusca” é uma exclusividade brasileira

Embora mundialmente conhecido como “Beetle” (em inglês) ou “Käfer” (em alemão), o nome Fusca é uma criação brasileira. A origem do nome não é muito clara, mas especula-se que tenha vindo de uma variação da pronúncia do termo “Volks”, da marca Volkswagen. De qualquer forma, o nome pegou e se tornou uma marca registrada do modelo no Brasil.

3. O Fusca foi o primeiro carro da Volkswagen a ser exportado

Após a Segunda Guerra Mundial, o Fusca foi o primeiro modelo da Volkswagen a ser exportado, ajudando a reconstruir a economia alemã. Ele rapidamente se tornou popular na Europa e em outros continentes, consolidando-se como um carro acessível, durável e fácil de consertar.

4. O Fusca foi protagonista em Hollywood

Se Meu Fusca Falasse – Filme 1968

O Fusca ficou eternizado no cinema com a série de filmes “Se Meu Fusca Falasse” (Herbie, no original). O modelo 1963 branco, com o número 53, foi retratado como um carro “vivo” e cheio de personalidade, encantando gerações de cinéfilos ao redor do mundo.

5. Foi projetado para ser reparado com ferramentas simples

Fusca (Negócio Que Não Quebra) – Anos 80

Parte do sucesso do Fusca está na sua simplicidade mecânica. O carro foi projetado para ser consertado com ferramentas simples, e muitos donos aprenderam a fazer manutenções básicas por conta própria. Isso tornou o Fusca uma escolha popular em locais remotos ou com pouco acesso a oficinas especializadas.

6. Versatilidade: o Fusca já foi táxi, carro de corrida e até carro militar

Devido à sua robustez e confiabilidade, o Fusca foi utilizado em diversas funções ao longo dos anos. Ele já serviu como táxi, carro de rali e até veículo militar durante conflitos. Seu motor traseiro e tração facilitavam a navegação por terrenos difíceis, o que aumentou ainda mais sua reputação.

7. Há versões modernas do Fusca

Em 1998, a Volkswagen lançou o New Beetle, uma releitura moderna do clássico Fusca. Embora com um visual renovado e mecânica atualizada, ele não conseguiu repetir o sucesso de seu antecessor. Em 2011, uma nova versão ainda mais esportiva e robusta foi lançada, mas a produção foi encerrada em 2019, marcando o fim definitivo da linhagem do Fusca.

8. Um Fusca pode ser muito econômico

Canal do Azeitona: Quantos KM o fusca faz com 1 litro?

Além de ser durável, o Fusca é conhecido por ser econômico. O motor 1.3 e 1.5, populares no Brasil, tinham uma excelente relação custo-benefício em termos de consumo de combustível. Isso, aliado ao baixo custo de manutenção, fez do Fusca um carro querido por gerações.

9. O Fusca brasileiro tem adaptações únicas

Produzido no Brasil por décadas, o Fusca daqui sofreu algumas alterações em relação aos modelos europeus e americanos. Uma curiosidade interessante é que o Fusca brasileiro foi fabricado até 1996, e em 1993, foi relançado a pedido do então presidente Itamar Franco, como parte de um incentivo à indústria nacional.

10. Cultura Fusca

Modelos históricos do Fusca em exposição na Garagem VW – AutoIndústria

O Fusca não é apenas um carro, mas um símbolo cultural em várias partes do mundo. No Brasil, há clubes de entusiastas, eventos de exibição e até competições dedicadas ao Fusca. Essa devoção se deve, em grande parte, ao caráter icônico e à nostalgia que o modelo evoca em seus proprietários e fãs.

Se você é fã de carros clássicos ou simplesmente gosta de uma boa história automotiva, o Fusca certamente merece um lugar especial na sua memória!

Avatar photo

Guilherme Lemes

Publicitário, 26 anos que tem como hobbies pilotar Karts e todo o universo automobilístico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *